Radio A Toa

quarta-feira, fevereiro 09, 2011

"O Cisne Negro"




Ontem, assisti ao filme “O Cisne negro" com Natalie Portman...
Sucesso de critica e deleite para muitos que como eu, não deixo de fazer um link do cinema com a psicanálise.

Nina é uma bailarina que entra em desequilíbrio emocional, quando a sua companhia de ballet vai escolher outra 1º bailarina. O balé escolhido será " "O Lago dos Cisnes", de Tchaykovsky  e o desejo de fazer o duplo personagem de cisne branco e do cisne negro, a levam a ter delírios, pensamentos obsessivos e onipresentes, além é claro, de viver uma imaginária perseguição da outra e bela bailarina que compete com ela a tão desejada posição.
Nina que já tem uma história doentia com a sua mãe (que teve que abrir mão de ser bailarina profissional, em virtude do seu nascimento não planejado), passeia em uma necessidade de reconhecimento, muito presente nos casos de psicose.

Durante a trama, muito bem representada pela incrível Natalie, uma me chamou a atenção de forma especial. Ela está no hall do teatro, onde a bailarina anterior tem a sua despedida informada pelo diretor do teatro, e ela fica hipnotizada por uma escultura (que representa um ser que ao invés de braços, possui asas negras, como o cisne negro que ela irá representar e que para ela, além de ser o seu lado obscuro é o grande desafio, pois para interpretar o cisne branco, ela possui as qualidades necessárias.
A trama é muito envolvente e mostra claramente o surto de Nina que chega as vias de fato, levando a uma verdadeira passagem ao ato (acting-out), ao seu final.
Não vale contar o fim da história. Porém, fica aqui a minha dica e também o meu olhar psicanalítico para este                         

 m a r a v i l h o s o     filme.

Beijinhos a todos!

P.s.: Caso haja interesse, aqui está o link para saber mais sobre o Acting-Out

Um comentário:

Francisco de Sousa Vieira Filho disse...

O filme é genial, mas achei que o festejar excessivo da véspera [crítica, resenhas, etc] me fez esperar mais do que vi... é genial em muitos pontos, óbvio, mas senti faltou algo, sobretudo faltou algo pra que se possa comparar com interpretações já premiadas com o Oscar... ainda não racionalizei pra saber o que mais senti que faltou... sei que faltou uma pontinha pra assinar embaixo e engrossar o coro dos que apreciaram de todo...