Radio A Toa

quarta-feira, abril 27, 2011

ENCONTRO VIVENCIAL



VOCÊ É UMA PESSOA ASSERTIVA?

Não sabe? Depende?
Deseja aperfeiçoar a sua forma de se relacionar com o outro?

Então venha conferir, pois neste encontro você irá compreender que ASSERTIVIDADE é uma habilidade social e por isso pode ser desenvolvida e, também, perceber que você pode expressar seus pensamentos e sentimentos de forma honesta e objetiva sem ferir a auto-estima do outro.

PROGRAMA

• O que é ASSERTIVIDADE
• O que gera a INASSERTIVIDADE
• Qualidade de Vida Individual e em Grupo
• Diferença entre Comportamento Passivo, Agressivo e Assertivo
• Como ser Assertivo
• Passos para a mudança

HORÁRIOS ALTERNATIVOS

TARDE: Dia 29 de Abril – 6ª feira das 14 às 17hs

NOITE: Dia 05 de maio – 5ª feira das 19 às 21:30hs

LOCAL: Rua Sorocaba, 264 - (10 min. do Metrô Botafogo e ao lado da academia KRAV MAGÁ)


INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES:



O que é assertividade?

O termo assertividade origina-se de asserção. Fazer asserções quer dizer afirmar, do latim afirmare, tornar firme, confirmar e declarar com firmeza. (...)

A postura assertiva é uma virtude, pois se mantém no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão), outro por falta (submissão).

O significado de assertividade tem sido distorcido, promovendo resistência nas pessoas. Muitos entendem que ser assertivo é ter apenas uma comunicação sincera e objetiva, sentido-se com o direito de dizer muitos "nãos" e poucos "sims" aos outros, "doa a quem doer e custe a quem custar". (...)

No ambiente profissional, o perfil assertivo é cada vez mais valorizado, principalmente num mercado de mudanças contínuas, que exige decisões objetivas e focadas nos resultados esperados e que considera relevante a construção de parcerias. A técnica assertiva "aposta" na mudança de comportamento passivo ou agressivo para um comportamento maduro e honesto, adaptado a todos os tipos de personalidade.

O comportamento assertivo é ativo, direto e honesto, transmitindo uma impressão de auto-respeito e respeito pelos outros. (...)

Uma pessoa assertiva vence pela influência, atenção e negociação, oferecendo ao outro a opção pela coorperação. Não oferece retaliações e estimula a comunicação de mão dupla. (...)

Ser assertivo é dizer "SIM" e "NÃO" quando for preciso. (...)

Para se tornar uma pessoa assertiva, você precisa se fortalecer com as atitudes que chamamos de base para comportamento assertivo. Sem elas, é impossível desenvolver uma comunicação em que você afirma seu eu sem massacrar o eu do outro.

* AUTO ESTIMA: origina-se da imagem que você tem de si mesmo. É a sua reputação vista por seus próprios olhos. É o que você pensa e sente sobre si mesmo. A qualidade da auto-estima depende de você. Depende a aceitação, da confiança e do respeito que você tem por si mesmo.

* DETERMINAÇÃO: é uma energia que faz você ter coragem para ir em frente e não desistir perante os obstáculos. É ter foco e clareza sobre onde quer chegar.

* EMPATIA: é colocar-se no lugar do outro mentalmente e sentir o que o outro está sentindo numa determinada situação. Somente pessoas maduras conseguem estabelecer empatia.

* ADAPTABILIDADE: é adequar seu estilo de comunicação e entrar em sintonia com seu interlocutor, seja uma criança, seja um idoso, tenha nível cultural alto ou baixo.

* AUTOCONTROLE: é assumir que o ser humano é bastante emocional e usar da racionalidade para gerenciar as emoções, não perdendo o controle das situações.

* TOLERÂNCIA À FRUSTRAÇÃO: é aceitar que não podemos só ouvir sins, pois exitem os nãos que são pertinentes e justos. Isto significa aceitar a diversidade humana.

* SOCIABILIDADE: é gostar de estar com pessoas, é se preocupar com o bem-estar do outro assim como o seu próprio. É tratar as pessoas com naturalidade e sem idéias preconcebidas.

Além dessas atitudes, existem três condições para ser assertivo:

1. Saber o que quer e aonde quer chegar
2. Partir de um pensamento positivo
3. Ser proativo para atingir os resultados

3 comentários:

Gigi Jardim disse...

Ah que beleza de encontro Nina! SAUDADES!!!!

Nina Blue disse...

Obrigada... Tabém esto com saudades de você! Beijos!

Keila Costa disse...

Adoraria ir a esse encontro!
Beijos