Radio A Toa

sexta-feira, julho 23, 2010

Uau, Rio de Janeiro!




Hoje, caminhando pelo Aterro do Flamengo, distraída, nem me dei conta que é sexta-feira. Manhã linda, céu azul, aviões chegando, partindo, gente andando, correndo, fazendo tai Chi chuan, mamães com seus bebês e até um grupo barulhento de formandos posando para a foto final.
A cidade vive férias eternas, e todos os dias, parecem ser sábados e domingos.
O Pão-de-açúcar parece tão próximo que sinto vontade de abraçá-lo. Lindo, perfeito...
Sou carioca, e apesar das maledicências contra a minha, a sua, a nossa cidade, este aqui é o único lugar, o qual desejo estar.
Ser carioca é estar sempre atento, e ao mesmo tempo largado. É não se preocupar muito com o que se veste, mesmo porque tudo faz parte da paisagem. É gostar de não ter hora, de estar perto dos amigos, uma latinha de Skol na mão e sandálias havaianas nos pés. É não gostar muito de ter de perguntar onde é o lugar, porque talvez o lugar seja aquele que estamos, com quem gostamos de estar.
É torcer pelo seu time do coração e quando ele ganha... A ordem é gritar muito, colocar bandeiras nas janelas e zoar com o pobre coitado do garçom, que terá que aturar até a revanche. "E ninguém cala....esse nosso amor....é por isso que eu canto, é por ti fogo". Pronto! A culpa é sempre do juiz.
Em noite de lua cheia, vamos para a varanda. Ela nos acaricia o corpo bronzeado e ficamos assim, encantados, sonhando admirados.
Não esquentamos muito os neurônios, sempre tem a saideira, o depois a gente se vê no botequim da esquina, passa lá em casa, na praia. Aliás, a nossa praia é território neutro, uma mistura bacana de muita gente..."todos querendo mostrar o seu valor".
O carioca é bonito sim, é muito vaidoso e cuida do corpo como cuida da alma. É carismático por natureza, descolado e natural. Fala cantando, se movimenta e quando nos damos conta, temos a nítida impressão que apesar de não ter dito muita coisa, já entendemos tudo, é assim que somos...
Ser carioca é ser tanta coisa, mesmo que eu tenha esquecido de mencionar algo.
Aliás, vale lembrar que hoje é sexta-feira....maravilha!!!!



Um dia lindo pra vocês também, Pessoas!

4 comentários:

Keila Costa disse...

Adoro esses cariocas, essa cidade...quase chego a pensar que sou um de vocês quando estou por aí...mas aí me vem um...'você é mineira né?'...rs...aí retomo minha origem e lembro-me das montanhas, da conversa econômica e desconfiada, da comida...mas ainda assim desejo esse mar, essa larquidão de vocês...
Beijos Nina

Nina Blue disse...

Você com certeza, será sempre bem vinda. Eu também adoro Minas, Sampa, Rio Grande do Sul e por aí vai...

SIL disse...

AMO

São


PAULO!

Gigi Jardim disse...

Ah, mais que saudade filha de uma puta me deu agora.